É Black Mirror ou não é?

Making of da produção do game para geração de energia.

Postamos este vídeo em nossa página no Facebook nesta quarta-feira, 31 de maio, e o resultado dos comentários foi unânime: Black Mirror!

Para quem não acreditava que era verdade, esta é a prova de que já é possível gerar energia a partir do ato de pedalar. E quem achou que o game capaz de entreter as pessoas que geram energia pedalando é coisa do futuro, se enganou! Ele existe em pleno 2017!

Black-Mirror

Cena do episódio “Fifteen Million Merits” da série Black Mirror

O episódio “Fifteen Million Merits”, ou “15 milhões de méritos”, #chromatranslation, da série Black Mirror, é ambientado num cenário sci-fi onde milhões de indivíduos pedalam para gerar a energia consumida pela sociedade. Para incentivar a pedalada, cada ciclista pode assistir à diferentes vídeos em uma TV posicionada na frente de cada bicicleta. Os conteúdos são diversos, percurso animado pela natureza, programas de humor, show de talentos, games, etc. Quanto mais quilômetros pedalados, mais acumulam pontos para consumir aplicativos e opções personalizadas para seus avatares e para a interface das TVs.

Como não queremos assustar ninguém, e muito menos, criar uma colônia de ciclistas que geram energia pedalando e consumindo aplicativos, vamos ao real objetivo deste projeto.

A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de criar o Conexão Estação Natureza é alicerçada no potencial de sensibilização, através da beleza, para restabelecer a conexão do ser humano com a natureza.

“A conservação da natureza é mais que uma necessidade, é nossa responsabilidade” Fundação Grupo Boticário

A Conexão Estação Natureza, desde seu lançamento, fez 18 passagens por 15 cidades, impactando mais de 8 milhões de pessoas. Em 2017, o circuito começou em Recife e passa por mais 3 cidades: São Luiz, Natal e Maranhão. Um projeto que promove interatividade para crianças e adultos.

Dentre as 6 estações interativas que compõe a instalação, desenvolvemos a Power Station. O sistema que criamos é capaz de transformar a energia do movimento dos participantes em energia elétrica, carregando celulares.

Black-Mirror-funcinamento-conexao-natureza

Gráfico do Funcionamento: Transformação do movimento em dados numéricos e em energia elétrica

Black-Mirror-carregador

Teste de carregamento de celular através da energia gerada pela bicicleta.

A nossa equipe se divertiu pedalando para desenvolver a Power Station:  O game produzido conta com três telas onde os participantes podem acompanhar seu desempenho na geração de energia, enquanto pedalam em diferentes cenários digitais de biomas brasileiros:

Black-Mirror-Telas_Game

Telas desenvolvidas para o Game inspiradas nos biomas brasileiros: Mata Atlântica, Restinga e Caatinga.

Com o passar do tempo, os participantes têm acesso a curiosidades sobre como ações simples, como pedalar, contribuem para reduzir o aquecimento global. Veja abaixo algumas delas:

http://chromagarden.com/wp-content/uploads/2017/06/blackmirror2.gif

E aí, é Black Mirror ou não é?
Aqui no estúdio os chroma gardianos já apoiam esta ideia: Todos os dias nossas bicicletas estão nas ruas do caminho de casa até o trabalho, e ficam nos esperando, ansiosas, até o fim do expediente.

Quer transformar sua ideia em uma experiência única?

Compartilhe